terça-feira, 24 de novembro de 2020

Meditação


As  pesquisas crescem a cada dia no mundo inteiro, e, no Brasil de  888 pesquisas em Práticas Integrativas, 191 estudos de revisão são sobre Meditação, o que traz forte evidência sobre seus benefícios na saúde mental, dores físicas, desequilíbrios metabólicos, vitalidade, qualidade de vida, bem estar, além de questões relacionadas à espirutualidade e sócio ambientais.




O que é Meditação?

A meditação é uma prática milenar que tem sido usada para alcançar a paz interior, relaxamento profundo e um estado de consciência mais elevado. O objetivo da meditação é conectar-se com a sua mente, corpo e espírito. O cérebro desempenha um papel importante na meditação, pois é responsável por controlar as respostas do corpo aos estímulos externos.

Ao meditar, o cérebro entra em um estado de calma e relaxamento. Essa calma permite que o cérebro se concentre em uma única tarefa, como a respiração ou a visualização de algo. Isto ajuda a controlar as emoções, a reduzir o estresse e a aumentar a concentração.

A técnica com objetivo de equilibrar o corpo como um todo, integrando seus aspectos físico, mental, emocional, espiritual e energético.

Possuindo várias vertentes, a meditação traz a possibilidade de buscar uma vida mais saudável e contribui com a vida cotidiana sendo um grande aliado à tríade geradora de doenças do mundo atual: ansiedade, depressão e estresse; promovendo o equilíbrio e a paz interior.

Para quem é iniciante, uma das formas bem interessante para se adquirir o hábito na técnica é a meditação guiada ou conduzida, onde é possível utilizar a visualização criativa a fim de levar o praticante à uma viagem imaginária. Normalmente é possível realizar através de áudios gravados ou em encontros em grupos ao vivo. O tema abordado e o tempo de duração será de acordo com a necessidade da pessoa ou grupo.

Já para quem é veterano, a prática possui inúmeras formas, desde realizar atividades enquanto medita, até ficar em silêncio profundo. Aqui cada praticante irá adequar a maneira, formas, duração, horários para a prática, entre outros.

No entanto, é importante saber, que a prática pode ser realizada em qualquer lugar à qualquer momento.

No caso da meditação conduzida, é interessante observar como irá praticá-la, reservando um momento do seu dia para esta finalidade a fim de absorver ao máximo todos os seus benefícios. Para isso escolher um local tranquilo, seguro e acolhedor, longe de eletrônicos ou algo que possa  lhe tirar a atenção é bem interessante.

Gosto de realizar as minhas conduções sempre preparando o ambiente como um ritual, com incensos, cristais, uma copo com água ou um chá; nos dias frios o uso de cobertores ou mantas, estimulando os sentidos para um momento agradável e profundo que proporcione nossa entrega à prática, deixando de lado os sentimentos intensos, o grande fluxo de pensamentos cheios de preocupações e outros sentimentos tóxicos.

Posição:

Como já vimos, não há uma regra, no entanto, pode ser sentado em uma cadeira com a coluna ereta, pés bem apoiados no chão ou sentado no chão ou uma almofada em posição de lótus (perninha de índio - risos).

Benefícios da Meditação Conduzida:

São inúmeros os benefícios, como redução da frequência cardíaca, normalização da pressão arterial, melhora da memória, maior desenvolvimento da criatividade, além do relaxamento profundo do corpo e da alma. 

Ainda, contribui para reduzir o estresse e a ansiedade, dando maior sensação de conforto e segurança; auxiliando assim, no aumento da autoestima e autoconfiança.
A meditação em geral é um excelente método para qualidade de vida, bem  estar e na promoção da saúde de forma integral, atuando no corpo físico, mental, emocional e espiritual.

É possível ver resultados logo na primeira prática, no entanto, seu hábito diário e contínuo é quem garantem melhores resultados e elevada performance na saúde e nas respostas imunológicas.

A periodização da prática é fundamental

Ao contrário do que o senso comum acredita, meditar não é parar de pensar, até porquê isso é impossível, pois os pensamentos fluem naturalmente. A prática proporciona um controle os pensamentos que emergem, possibilitando os observar e assim adquirir a capacidade de atuar sobre aqueles que afetam o dia a dia.

Veja o exemplo de uma pessoa ansiosa, não é fácil controlar e acalmar todos os pensamentos que permeiam sua mente, e, uma prática sem o conhecimento necessário pode ser frustrante. 

Por isso apesar de não ser obrigatório é interessante iniciar com o auxílio de um profissional para dar o máximo de contribuição na construção de um novo hábito e assim ver efetivos resultados. 

Atualmente existem instruções através de aplicativos que também podem ser úteis.

Principais Sensações:

* Relaxamento 
* Paz Interior

Benefícios da Prática Contínua:

* Auxilia nos tratamentos de quadros depressivos e ansiosos
* Controle do estresse
* Melhora das funções orgânicas do corpo
Melhora da capacidade cognitiva como foco, memória, criatividade e comunicação
* Contribui para um sono reparador atuando sobre os problemas referentes às noites mal dormidas e ao estresse contribuindo para o relaxamento
* Contribui profundamente para o autoconhecimento e o autocontrole
* Contribui para a homeostase,  equilíbrio das funções metabólicas

* Equilibra a bioenergia elevando o padrão vibracional e a frequência energética através dos campos magnéticos (corpos sutis) e dos chracras (campos de energia).

Meditação e a Saúde no Brasil

A Meditação é uma PICs, ou seja, uma Prática Integrativa e Complementar à Saúde. Sendo incluída aos tratamentos de enfermidades, à promoção e manutenção da saúde, qualidade de vida e bem estar, conforme Portaria 849 de 27 de março de 2017. Veja na íntegra:

Meditação e o COVID19 - Atuando na Pandemia 2020

COnselho Nacional da Saúde
No dia 21 de maio de 2020 o Conselho Nacional de Saúde (CNS) publica a Recomendação N˚ 41 que se proceda a ampla divulgação das Práticas Integrativas e suas atualizações, nelas incluídas a Meditação para o momento da Pandemia. Veja a Recomendação N˚ 41 completa:
        
“Ao Ministério da Saúde, aos Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Saúde:
Que procedam à ampla divulgação das evidências científicas referentes às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) produzidas pela Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) Américas; pelo Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIn); e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), dispostas em seus respectivos sítios eletrônicos; e

Ao Ministério da Saúde:
Que disponibilize a produção de materiais de comunicação para gestores, trabalhadores e usuários com informações atualizadas sobre o uso adequado das PICS neste momento de pandemia da COVID-19.”

E então gostou das informações? 




Que tal iniciar sua prática agora mesmo?







Vem meditar com a gente!


Acesse aqui a Live sobre os Benefícios da Meditação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!