segunda-feira, 7 de junho de 2021

Reflexões sobre Misericórdia

 




Misericórdia:

O tema sobre a Misericórdia é muito vasto e aqui é apenas uma breve reflexão que não tem a pretensão de esgotá-lo, muito pelo contrário, talvez seja apenas um passo inicial para uma reflexão mais aprofundada diante de cada singularidade, cada alma que chegar aqui.

➡️ Etimologia: origem latina, é formada pela junção de miseratio (miséria, não tem valor algum) que deriva de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração""coração que se debruça sobre a miséria humana" ou "coração compadecido". significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas.
➡️ sentimento de dor e solidariedade com relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó, compaixão, piedade;
➡️ é um sentimento que nos conecta à dor do outro; 
➡️ é o "não castigo" sobre o pecado.

A ação que manifesta esse sentimento: é o perdão, a indulgência, a graça, a clemência. 

Algumas Virtudes/Qualidades manifestas na Misericórdia:
➡️ GRAÇA: a benção apesar de não merecer;
➡️ CARIDADE: a ação ao ato movido pela misericórdia
➡️ COMPAIXÃO: desejo de aliviar a dor do outro 
➡️ PERDÃO: remissão de pena, da ofensa ou da dívida; desculpa, indulto.

Oposto: Crueldade, desumanidade, indiferença.

Para seguir sua jornada amparado e no caminho de sua missão/ensinamento/propósito, devemos:

Buscar a Misericórdia Divina: Deus - Pelo seu amor, nos perdoa/liberta 💚 de nossos erros; A misericórdia divina se renova a cada manhã (infinita).

Ser uma Pessoa Misericordiosa (Bondosa): Pessoa dotada da virtude da BONDADE: sempre pronta a ajudar o próximo e a desculpar-lhe os defeitos e faltas. Neste caso, é necessário adquirir maturidade para atuar nas causas que realemente merecem atenção.

As duas citadas acima devem se dar através do autoconhecimento, estudos continuados e da espiritualidade, fazendo suas orações e rituais de costume. Respeitando sempre a sua devoção, sua crença.

Fato é que os desafios da vida chegam a todos e em alguns deles a dor e o sofrimento podem acompanhá-lo, e é nesta hora que se recorre à Misericórdia. É através dela que cada pessoa diante de sua fé encontra formas de superação, de conforto e esperança de dias melhores.

Podemos seguir o caminho do amor ou da dor, a escolha nos leva a fé e a esperança, cabe a cada um de nós qual caminho deseja trilhar. Então surge a questão:

O sofrimento ajuda a crescer?


Para refletir sobre esta pergunta e sobre a Misericórdia em nossas vidas, abaixo seguem algumas Sugestões de Orações: Católica, Cristã, Espírita e Budista. 

Por ser um tema que nos remete à religiosidade que há em cada um, trago um olhar ecumênico, com algumas orações de cada religião, mas não se preocupe com a religião do outro, nutra sua crença em seu coração. O objetivo é nos tornarmos pessoas melhores diariamente.

💚


💚 Oração à Maria, Mãe Misericórdia (3h horário de Maria): 

https://www.youtube.com/watch?v=PYYMbuJiAu4

Ó Mãe Puríssima da Infinita Misericórdia, que Se dignou vir do Supremo Céu em nosso auxílio, ajuda - nos a ser livres de nós mesmos.
Fortalece nossa fé para que possamos cumprir com o Sagrado Propósito.
Libera - nos das amarras do mal.
Ó Sagrada Mãe da Infinita Misericórdia, que revelou o poder de Sua Face sobre os solos Sagrados de Aurora, que Teu Santíssimo Coração renasça em nossos corações.
Que Teu Bondoso olhar de Mãe guie o caminho interior que devemos percorrer.
Que Tuas Benditas mãos abençoem a Missão Maior que devemos cumprir.
Ó Mãe da Infinita Misericórdia, que Teu Coração nos una ao Coração Glorificado de Cristo e que nada nos separe de Ti, para que, no dia do Grande Retorno do Redentor, glorifiquemos para sempre a Graça de Deus.
Amém

💚 Oração à Deus Misericordioso: 

Deus, Nosso Senhor, esta é mais uma noite de insônia. A madrugada já chegou, e meu coração continua aflito. A vida tem sido somente dificuldades, tormentas, tempestades. Sem descanso, sem alento, sigo ansioso(a) e em sofrimento, com uma dor que eu nem sei de onde vem. Tenho andado angustiado(a), com o coração palpitando, com crises de pânico e sem esperanças. Somente tua luz poderá ser de grande ajuda neste momento em que me encontro perdido(a) em mim mesmo(a). Essa doença da alma devasta a nossa vida, a tristeza que resulta dela parece não ter fim. É por isso, Senhor, meu Deus, que te peço ajuda, para acalmar meu coração e trazer de volta todas as emoções positivas que eu tive em outros tempos, quero recuperar meu estado de espírito, e só posso recorrer a ti. Amém.


💚 Oração à Jesus Misericordioso:

Ó Deus de grande Misericórdia, bondade infinita, toda a humanidade clama do abismo da sua miséria a Vossa Misericórdia, a Vossa Compaixão. Deus clemente, não rejeiteis a oração dos exilados desta terra. Senhor, bondade inconcebível, que conheceis profundamente a nossa miséria e sabeis que com as nossas próprias forças não temos condições de nos elevar até Vós, por isso suplicamos, adiantai-vos ao nosso pedido com a Vossa graça e multiplicai em nós sem cessar a Vossa Misericórdia, para que cumpramos a Vossa Santa Vontade durante toda a nossa vida e na hora da morte. Que o poder da Vossa Misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para que aguardemos com confiança, como Vossos filhos, a vossa vinda última, dia que somente a Vós é conhecido, e esperemos que alcancemos tudo que nos foi prometido por Cristo, apesar de toda a nossa miséria, porque Cristo é a nossa confiança; pelo seu Coração Misericordioso, como por uma porta aberta, esperamos entrar no Céu. E hoje faço o meu pedido

(faça o seu pedido)

Eterno Pai, olhai com misericórdia para toda humanidade, encerrada no Coração compassivo de Jesus, mas especialmente para os pobres pecadores. Pela Sua dolorosa Paixão, mostrai-nos a Vossa misericórdia, para que glorifiquemos e propaguemos a Vossa misericórdia por toda a eternidade. Amém.

Jesus Misericordioso, eu confio em Vós.

💚 Oração à Jesus Misericordioso por Chico Xavier:

Senhor Jesus, Que a Tua luz afaste do meu caminho as trevas que protejam de mim mesmo; que a Tua inspiração me guie nas decisões que devo tomar para o dia de hoje; que eu não seja instrumento do mal para ninguém; que a Tua bondade me ensine a ser melhor e que Teu perdão me incline à misericórdia para os meus semelhantes. Amém.


💚 Oração Budista à Kuan Yin:

Mantra a ser repetido 108x: NAMO IJU KUAN SHIH YIN PUSA 
https://www.youtube.com/watch?v=NpFpFa2aCAs
Senhora amorosa, do centro do Lótus Dourado, Senhora divina das 108 faces de salvação, trazei-me (ou para quem se deseja curar) a cura e o perdão. Derramatuas bênçãos de misericórdia e teu bálsamo das mil curas sobre a causa do sofrimento.


Obs: Todas as orações desta postagem foram retiradas da web com autores desconhecidos, e as músicas do Youtube preservando seus produtores.


Acesse aqui a Reflexão:



Acesse aqui a Meditação da Misericórdia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!