terça-feira, 22 de agosto de 2023

Psicofármacos


Ahhh a saúde mental... Hoje tema de muitas conferências, discussões e estudos, ela tem sido um grande desafio.

O pós-pandemia trouxe a necessidade de um novo estilo de vida, harmonizando as várias áreas da vida como saúde física, trabalho, relacionamentos, família, vida social, espiritualidade e, principalmente, a saúde mental. 

No entanto,  a maioria das pessoas não estão na busca por este processo, e, longe de alcançar um certo equilíbrio dinâmico encontram uma saída rápida, palitiva para o momento atual, os psicofármacos.

Os psicofármacos são medicamentos que possuem ação no Sistema Nervoso Central com capacidade de alterar uma função fisiológica já existente no organismo, por exemplo, no tratamento de distúrbios psiquiátricos e neurológicos, podendo ser antidepressivos, ansiolíticos, antipsicóticos, estabilizantes de humor, hipnóticos e sedativos, estimulantes, medicamentos para demência, dentre outros.

Cada qual com sua função, agem para que se alcance propriedade terapêutica, mas vale ressaltar que é necessária uma séria prescrição e supervisonamento, pois possuem efeitos colaterais, interações medicamentosas e podem inclusive levar a dependência.

Também, o tratamento com psicofarmacos não deve ser reducionista, apenas focada em seu consumo, mas incluir terapia psicológica, mudança de estilo de vida, observando o diagnóstico e a necessidade terapeutica de cada paciente.

Ao mesmo tempo que a ciência avança nos trazendo novas oportunidades, também devemos levar em consideração nossas especificidades visando um tratamento seguro, por isso, busque por profissionais qualificados, afinal é sua saúde que está em questão.

Caso você esteja buscando novos horizontes para criar um estilo de vida saudável, a meditação pode ser uma excelente pedida. 

Que tal inserir a prática no seu cotidiano? 🧘🏻‍♀️


Acesse também:

Meu Mundo Psi



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!