quarta-feira, 10 de maio de 2023

Psiconeuroendocrinoimunologia


 Você sabe o que é este nome enooorme?

Visando compreender a maneira com a qual a experiência é capaz de operar transformações profundas no organismo, a Psiconeuroendocrinoimunologia, surge como um campo de estudo das interações mente, comportamento, funções neuro e endócrinas, além de respostas imunológicas.

Nesta última, os ajustes fisiológicos vão além do Sistemas Nervoso Autônomo e alcançam o Sistema Endócrino e Imunitário. As interações podem se dar de duas formas: através de alterações nas funções neurais e endócrinas alterando o sistema imunológico; ou, através da estimulação das respostas imunológicas que irão modificar a funcionalidade do Sistemas Endócrino e do Sistema Nervoso. Onde os processos comportamentais são capazes de iniciar as duas vias acima e vice-versa, podendo gerar as chamadas doenças psicossomáticas, onde experiências psíquicas e somáticas se convergem.

Uma área que vem ganhando muita atenção nos últimos anos, tendo em vista sua importância.

Interessante, não é mesmo? Nosso corpo se comunica por diversas estruturas, o que nos chama a atenção de buscar uma vida saudável também nas mais diversas áreas, seja ela pessoal, profissional, social, financeira, emocional, ...

Sigamos meditando e encontrando ferramentas eficázes, a fim de contribuir com o entendimento de nosso funcionamento integral, para que, em melhores condições possamos agir, ter mais possibilidades e viver em plenitude.

🙌




Referência Bibliográfica:

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3ª. Ed. Porto Alegre. Artmed. 2019. Editora Artes Médicas do Sul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!