quinta-feira, 28 de abril de 2022

Fitoterapia


FITOTERAPIA

Fonte da Imagem:  https://www.infoescola.com/medicina-alternativa/fitoterapia/


Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas respectivas aplicações para a prevenção, manutenção  da saúde e tratamentos de doenças.

É uma grande aliada do Sistema Imunológico e para a sua imunomodulação. 

O uso das planta na saúde humana no território Brasileiro foi autorizado em 2006 com sua inclusão na PNPMF -  Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e na PNPICS - Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares na Saúde.

Em 10 de Novembro de 2011 foi inserida a Resolução RDC n. 60 onde consta o Formulário de Fitoterápicos da farmacopéia Brasileira.

E em 2016 é regulamentado o memento fitoterápico da farmacopéia Brasileira com 28 espécies vegetais, prescrições e seus respectivos usos.

O órgão que possui por competência legal promover a revisão e atualização periódica da Farmacopeia Brasileira, conforme disposto no inciso XIX do artigo 7º da Lei 9.782 de 26 de janeiro 1999 é a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - órgão do governo do Ministério da Saúde.


Acesse o Memento em sua 2a Edição aqui


Ou copie e cole o link no seu navegador: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf


IMPORTANTE: Vale ressaltar que o uso insdiscriminado pode gerar efeitos adversos, por isso, recomenda-se buscar um profissional capacitado que possa prescrever de forma individualizada e específica.



Veja também:

▪️ Alimentos e as emoções

▪️ O Consumo e a Terapia do Chá



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!