segunda-feira, 12 de julho de 2021

Saúde no Trabalho - Ergonomia

 



Você sabia???
Pequenas atitudes podem ajudar no seu Ambiente de Trabalho!

E para isso tem até uma ciência chamada de Ergonomia, ela atua na relação do homem com as condições de seu trabalho. O objetivo é trazer melhorias  ao ambiente como um todo.

Me recordo das empresas e inúmeras equipes em que fui chamada a atuar levando minha consultoria e o quanto uma pequena mudança de atitude alterava toda a estrutura da empresa.

E sabe como fazer isso? É necessário olhar para as várias frentes de atuação. E para isso, contamos com esta ciência que nos orienta para como, onde e qual área podemos conduzir com maior desempenho, assim a Ergonomia pode ser:

▪️Física (anatomia humana e a relação com as atividades físicas que realiza no trabalho) - relações com a postura, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos.
▪️Organizacional (cultura, clima organizacional  e política do ambiente de trabalho) - Trabalho em grupo, tempo de trabalho, gestão de qualidade, processos comunicativos, projetos participativos.
▪️Cognitiva (raciocínio e memória) - tomadas de decisão, confiabilidade humana, estresse profissional, carga mental, interação homem-máquina.

Para atuar sobre todas essas frentes é importante um olhar integral, observar o todo sem perder as especificidades do trabalho,  ou seja: da empresa, do ambiente corporativo e do colaborador.

Assim, as pequenas atitudes podem trazer benefícios para todos. 

Até mesmo ao reservar pequenos espaços de poucos minutos para uma breve meditação, a inclusão de uma prática integrativa, um movimento específico, pontual, pode alterar toda a dinâmica e a efetividade no modo de encontrar mais motivação, foco e criatividade para atuar nos projetos, resolver conflitos e na tomada de decisões no convívio corporativo.

Que tal tirar alguns minutos para observar o que merece ser modificado, alterado, transformado?

Que tal escolher uma pequena atitude para realizar hoje mesmo em você e/ou em sua equipe?

A inter-relação com todos os envolvidos requer uma dinâmica fluida e sistemática, por isso, observe com atenção.

Então,  qual será a pequena atitude que você irá realizar?
Não sabe por onde começar? Me chame que eu te ajudo 😃


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!