sexta-feira, 24 de maio de 2019

Prática Integrativa no Sistema Jurisdicional Brasileiro



Prática Integrativa no Sistema Jurisdicional Brasileiro - Desafogando e reescrevendo uma nova história para as futuras demandas.

Em 2001 me formei e atuei como Advogada na comarca de Campinas e região. Em 2005 minha tese de pós graduação permeou sobre o tema: “A Busca pela Efetividade no Sistema Jurisdicional Brasileiro” (vejo que já era uma Buscadora desde essa época - risos). 

Percebi que entre a belíssima teoria que havia aprendido e a decepcionante prática, havia um Abismo. 

Direitos e deveres, justiça e andamentos processuais seguiam uma triste realidade de um sistema lento, ineficiente e abarrotado de demandas.
Em 2010 iniciei meus trabalhos com Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida, atuando na prevenção de demandas, mudando meu rumo profissional ao ver resultados surpreendentes com as Práticas Integrativas e Complementares. 

E foi nesta oportunidade que me questionei inúmeras vezes, o motivo de não haver uma Prática Integrativa dirigida ao mundo jurídico; afinal se é possível ver efetividade nas questões da Saúde Humana, porque não haver algo semelhante atuando sobre a Saúde da Justiça em todo território nacional? 

E diversas vezes mencionei aos meus alunos e ouvintes de minhas palestras essa possibilidade como utopia.
Ocorre que hoje, em 2019, tantos anos depois, pude ver com meus próprios olhos a utopia virar realidade. 
A aplicação de uma Prática Integrativa como a Constelação sobre o Direito de Família, através dos Operadores do Direito, é de grande magnitude. 

Sei que o caminho é longo, mas o movimento já ocorreu e que, quem sabe, alcance as demais áreas com as três leis naturais, que poderão ser capaz de mudar nossa realidade: Ordem, Pertencimento e Equilíbrios nas relações.
Ao ver este movimento sinto algo reacendendo em mim: a esperança no sistema e a gratidão por poder participar disso.
Que bom que eu vivi para ver isso.
E que assim seja! Sou Grata!


OAB Campinas/SP
2019








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!