sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conflito x Problema





Você sabe diferenciar conflito de problema?



Conflito é o desentendimento de dois ou mais indivíduos sobre um tema em comum, ou seja, é a dificuldade de lidar com as diferenças nas relações e diálogos, somados à impossibilidade de coexistência de interesses, necessidades e pontos de vista.

Além disso, ele é inerente à vida humana, não sendo positivo nem negativo, sua resolução é que se torna positiva ou negativa, e neste último caso se torna um problema.

Ainda pode-se diferenciar o conflito de brigas, uma vez que estas também são respostas, resoluções negativas do conflito.

Em um momento de conflito ocorre o posicionamento das seguintes posturas: ignorar, responder violentamente (luta, briga) ou o diálogo não violento em suas formas física ou verbal.

Apesar de ter uma imagem ruim, são vários os benefícios de haver um conflito, quais sejam eles: estímulo ao pensamento crítico e criativo, melhora na capacidade de tomar decisões, possibilita a opção, incentiva a visualização de diferentes formas de encarar os problemas e situações, melhora os relacionamentos e o respeito às diferenças, promove a autocompreensão, enfim auxilia no desenvolvimento individual e social. 

O conflito se dirige por três caminhos:
*Prevenção à Analisando possível caráter violento e/ou o próprio conflito;
*Resolução à Enfrentando o problema e buscar auxílio em ferramentas comportamentais ou mecanismos institucionais. Neste caso, o conflito pode ser estabelecido através da força ou poder, pelo Direito, nos interesses ou ainda na identificação de interesses de todos os envolvidos e na possibilidade de atendê-los;
* Transferência à Buscando mudanças através de estratégias, reconciliações e construção de relações positivas.

Assim, sempre que houver discordância das partes em algo é relevante situar o grau do conflito para agir, e em sendo necessário, efetuar uma análise cautelosa, enfrentar e mudar, tudo de forma não violenta e respeitando seus limites, do outro e do meio em que você ocupa.

Afinal, “quando você muda, seu mundo muda também!!!”



2 comentários:

Deixe seu comentário.
Gratidão!