quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PNL


Programação Neurolinguística


PNL é uma técnica criada por Richard Bandler e John Grinder, eles construíram vários modelos mentais que poderiam ser usados por outras pessoas. Estes modelos são baseados na trilogia: mente + corpo + linguagem (verbal e não verbal) = Consciência que o ser humano possui do mundo real. A técnica pode auxiliar a alterar essa percepção .

É um conjunto de crenças, de informações, de conhecimento que tem por objetivo o desenvolvimento pessoal ou profissional. De certa forma, é usado em todas as áreas a fim de se alcançar o desenvolvimento humano.

Utiliza-se da "modelagem", que encontra o foco em um indivíduo que atingiu o sucesso e estuda-se a fundo o comportamento e as crenças desses indivíduos vencedores, a fim de aplicar em sua própria vida. Ou ainda da "inovação", reformulando conceitos e recriando/ ressignificando conceitos.

O benefício atual da PNL é seu uso terapêutico, auxiliando diretamente na capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva, e principalmente da realização de mudanças comportamentais e de conceitos.

É importante informar, que a PNL não possui comprovação científica, não possui  órgão regulador e certificador, nem código de ética profissional, o que impede de possuir um padrão.

O que impede a comprovação científica é o fato da experiência subjetiva humana da mudança jamais se repetir, no entanto, muito se tem observado nos avanços dos indivíduos que utilizaram a técnica.

Por isso, vale a experiência  no uso da técnica para atingir metas e superações em geral, sem deixar de observar este detalhe.

A idéia central é reprogramar a mente e ter uma vida mais motivada, mais vibrante.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Gratidão!