segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ansiedade



O maior desafio humano é lidar com as emoções.

Uma das emoções que esta cada vez mais presente na sociedade atual é a ANSIEDADE!

Ela está diretamente ligada ao imediatismo, àquela sensação de querer tudo pronto para ontem, uma correria interna e externa ao mesmo tempo. Uma fuga de si mesmo!

É aquele estágio emocional desenfreado de querer chegar lá. E muitos sequer sabem´onde fica esse "lá".

Ansiedade é a expectativa excessiva de alguma situação, de corresponder ao que outro indivíduo espera, a mente não descansa. Tudo ocasionado por preocupações do cotidiano e da competitividade atuante no ser humano de forma gritante.

O pior de tudo é que ela é contagiosa!!! Isso mesmo, passa para quem estiver por perto.

As principais causas são: dificuldades para durmir, alta quantidade de pesadelos, taquicardia,  alterações no sistema nervoso, falta de ar, dificuldade na concentração, excesso de transpiração, transtornos respiratórios, dores no estômago, má digestão, perturbações intestinais entre outras, todas voltadas a danificar o organismo de alguma forma.

Então, na ânsia de uma solução, as pessoas enchem os consultórios médicos e se apegam aos remédios que trazem a sensação de calma para o corpo, no entanto, o que estão fazendo é desestimular e desacelerar as atividades cerebrais. Logo, não age no controle e ainda podem piorar a situação.

A melhor forma de buscar um controle para a ansiedade é simplesmente PARAR!!!

* Pare tudo, saia da situação e respire fundo.
* Estabeleça seus limites, abra espaço para coisas boas e novas fluirem em sua vida.
* Celebre a vida: Ame e coopere com o próximo ou com seu meio.

É preciso desacelerar o coração e a mente para chegar a algum lugar. 

Então, mãos a obra:

- Organize as prioridades: Com tantos projetos na vida, com a percepção de que o tempo é curto e não é suficiente, é normal achar que não vai dar conta e desencadear a ansiedade, então dê prioridade ao que precisa ser feito.
- Organize seu tempo e suas idéias: Veja o que quer realmente para você.
- Tenha tempo hábil para os imprevistos: Nem sempre as coisas saem como planejamos, então reserve espaços entre as tarefas para que possa solucioná-las caso haja algo diferente para ser feito
- Saiba dizer não, se preciso: Não tente corresponder as expectativas dos outros, lembre-se que nem Jesus Cristo agradou a todos e ainda morreu crucificado.
- Peça ajuda: Não tenha vergonha em procurar por profissionais para ajudá-lo em seus desafios, nem sempre conseguimos tudo sozinhos.
- Adptar seu ritmo a uma Respiração Adequada: Respire sempre pelo abdómen, de maneira lenta e profunda até sentir sua pulsação e sua corrente sanguínea se acalmando.
- Sono Reparador: Crie uma rotina para durmir, prepare o ambiente e tenha noites de sono profundo e reparador. É através dele que o organismo se reequilibra e se prepara para o dia seguinte.

Os dois últimos ítens são os mais essenciais para todo processo de tratamento da ansiedade, dê maior atenção a eles.

E por fim, vá curtir sua vida, ela vale muito á pena! 


Leia também sobre a Tacocracia

2 comentários:

  1. Oi Viviane.

    Nossa tudo a ver comigo o seu post.

    Fui ao neuro procurar orientações sobre ansiedade, depois a homeopata, é ruim demais sofrer de ansiedade.

    Aos poucos vem a cura. Com a fé, a paciência e a persistência !!!

    Postei hoje sobre venda.

    Se você conhece alguém que trabalha com artesanato e outras fofurinhas e quer divulgar indica o cantinho.

    Bjs

    www.maniadesabrina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi ! adorei . Estou sofrendo de ansiedade , daquelas que me faz pensar que estou doente. Sem saber, já estava praticando algumas das dicas que vc falou e estou melhorando aos poucos.Outra coisa que tem me ajudado bastante é escrever sobre os meus medos e anseios e dizer para mim mesma que tenho que mudar.
    abraço !!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.
Gratidão!